ACESSOS VENOSOS PARA HEMODIÁLISE

O rim é o órgão responsável por filtrar o sangue, tirando todas as impurezas contidas nele. Quando o paciente evolui com quadro de insuficiência renal em fase avançada necessitando de hemodiálise, torna-se necessário uma via de acesso venoso para realização da hemodiálise.

O nefrologista é o médico que cuida dos rins porém, é o cirurgião vascular, o médico responsável em colocar os acessos venosos vasculares para que seja feita a hemodiálise. Seja por catéter ou por fistula arteriovenosa.
 

  • Fístula artériovenosa para hemodiálise: consiste em uma cirurgia na qual o cirurgião vascular irá fazer uma comunicação entre uma artéria e uma veia (normalmente do antebraço ou braço). Isso irá fazer com que ocorra uma dilatação da veia, para que ela seja puncionada com agulhas. Quando as veias do paciente possuem calibre reduzido, o cirurgião pode confeccionar uma fístula com o uso de prótese.

  • Catéter de schilley: é um catéter utilizado para realização de hemodiálise. Normalmente, é colocado em caráter de urgência, podendo ser utilizado por alguns meses, até ser substituído por um acesso definitivo. Pode ser implantado em veias do pescoço ( jugular interna direita ou esquerda) ou da coxa ( femoral direita ou esquerda).

  • atéter permicath: é um catéter utilizado para realização de hemodiálise que pode ser utilizado por vários anos, desde que não ocorra nenhuma complicação (oclusão, infecção). Assim como o catéter de schilley, também pode ser implantado em veias do pescoço, tórax ou coxa.

CONSULTÓRIO

São Paulo

Rua Maestro Cardim, 592 - Sala 302

Paraíso

Telefone - (11)  2533-5105

Clinica Humana - Rua Barão de Mauá, 155 - Sala 09

Parque Estrela

Telefone - (11) 2468 - 8144 / (11) 2468 - 2737

Guarulhos

  • WhatsApp_Logo_1234
  • Facebook ícone social
  • Instagram ícone social

CONTATO

© 2020 - Dr. Robert Guimarães Nascimento