Doença Arterial Periférica Obstrutiva

Doença que afeta as artérias dos membros inferiores , devido fenômenos ateroscleróticos, que levam a obstrução parcial ou total desses vasos, a depender do grau de evolução.

Quais os principais fatores de risco?

• Hipertensão arterial

• Tabagismo

• Idade

• Dislipidemia

Quais os principais sintomas?

Os sintomas iniciam-se com claudicação ( dor ao caminhar) que vai piorando progressivamente até chegar a dor de repouso e por fim, nos casos mais avançados lesão trófica, que são feridas dolorosas e de difícil cicatrização.

Existe tratamento medicamentoso?

O tratamento consiste em mudança dos hábitos: parar de fumar, praticar atividade física, controle da pressão e do colesterol.

Alguns medicamentos como cilostazol ( vasodilatador periférico) , aas e estatinas podem ajudar, porém o tratamento definitivo é cirúrgico.

Qual o tratamento cirúrgico para daop?

O tratamento pode ser feito por angioplastia ou por cirurgia convencional ( realização de enxertos , que podem ser sintéticos, de ptfe ou dacron ou autólógos , sendo o principal a veia safena).

A angioplastia consiste na dilatação, com um catéter balão, de um vaso que se encontra obstruido, podendo ser ou não utilizado stent.

CONTATO E ENDEREÇO

Dr. Robert Guimarães Nascimento - Doctoralia.com.br