Insuficiência Venosa Crônica
É uma doença que compromete o sistema de drenagem do sangue, dificultando o retorno do sangue e levando ao aparecimento de vasinhos, varizes e úlcera em membros inferiores, a depender do grau de evolução da doença. Acomete uma grande parcela da população, em alguns estudos estima-se que cerca de 60% da população adulta tenha algum grau de insuficiência venosa e cerca de 10% desses casos pode evoluir para graus mais severos da doença.
Quais são os fatores de risco?
Idade
Sexo feminino
Obesidade
Histórico familiar
Números de gestações
Tabagismo e uso de anticoncepcional oral ainda são controversos.
Quais são os sintomas da doença venosa
Dor em membros inferiores
Cansaço
Edema que piora no calor
Formigamento
Cãimbras
Como é feito o diagnóstico de doença venosa?
O diagnóstico pode ser feito através de um exame clínico detalhado associado a uma anamnese ( história do paciente), porém existem uma série de exames que podem ser solicitados pelo especialista de acordo com a necessidade de cada caso, dentre eles:
Doppler venoso colorido de membros inferiores: é um exame não invasivo, de fácil realização e que pode ser realizado independente de jejum
Angiotomografia venosa: é um exame de tomografia que utiliza contraste a base de iodo , importante principalmente para avaliar veias do abdomen e pelve.
Flebografia: é um exame invasivo que consiste em injetar contraste diretamente na veia e acompanhar por meio de raio x.
Existe medicamento para tratar doença venosa?
Os vários medicamentos disponíveis no mercado brasileiro são todos paliativos, ou seja, melhoram os sintomas, porém não corrigem o problema que está ocasinando a doença venosa. Muitas vezes é a única opção para pacientes com alto risco cirúrgico.
Meia elásticas ajudam?
As meias elásticas, tem o seu papel no tratamento da doença venosa. Auxiliam no retorno venoso melhorando os sintomas da deonça venosa. Existem vários modelos de meia elástica de diferentes compressão ( suave média e alta).